WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo USP 2013.2 Questão: 22 Química Geral 

A matriz energética brasileira é constituída, principalmente, por usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares e eólicas, e também por combustíveis fósseis (por exemplo, petróleo, gasolina e óleo diesel) e combustíveis renováveis (por exemplo, etanol e biodiesel).

a) Para cada tipo de usina da tabela abaixo, assinale no mapa da página de respostas, utilizando o símbolo correspondente, um estado, ou a divisa de estados limítrofes, em que tal usina pode ser encontrada.


A entalpia de combustão do metano gasoso, principal componente do gás natural, corrigida para 25oC, é - 213 kcal/mol e a do etanol líquido, à mesma temperatura, é - 327 kcal/mol.

b) Calcule a energia liberada na combustão de um grama de metano e na combustão de um grama de etanol. Com base nesses valores, qual dos combustíveis é mais vantajoso sob o ponto de vista energético? Justifique.

Dados: Massa molar (g/mol):
CH4........ 16
C2H6O .... 46



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...