WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Ceará URCA 2012.2 Questão: 46 História História do Brasil Outros Geral 

 Jesus Christo me tem revelado este facto actual da affluencia de grande multidão de povos, diversos bispados a esse povoado; todos dispostos a purificarem-se aqui no Sacramento da Penitência e assim preparados receberem o Sacramento da Eucharistia; revelado ainda notar-se que Nosso Senhor disse que isso se operaria para avivar a fé na prezença real d’Elle na Eucharistia, já muito enfraquecida nos últimos tempos.” (Inquérito I, p. 24)


O texto acima trata-se de um trecho do depoimento da Beata Maria de Araújo à primeira comissão de inquérito instaurada pelo bispo do Ceará, Dom Joaquim para investigar a veracidade dos acontecimentos miraculosos, conhecido como “O milagre da hóstia”, ocorridos em Juazeiro do Norte – CE, nos idos de 1889. Sobre os esdobramentos do ocorrido fato, podemos afirmar que:

I. A Igreja não reconheceu o ocorrido como milagre, determinando que o Pe. Cícero negasse o fato como miraculoso e declarasse que o mesmo tratava-se de um embuste articulado entre a beata Maria de Araújo e José Marrocos.
II. O Pe. Cícero acatou as determinações da Igreja, rompeu relações com a beata e a isolou na Casa de Caridade do Crato, onde a mesma passou a viver até sua morte, em 1914.
III. Por não ter declarado que o “milagre da hóstia” era um embuste e não abandonar a beata Maria de Araújo, o Pe. Cícero teve suas ordens sacerdotais suspensas, sendo proibido de celebrar missas, batizar, enfim, realizar qualquer sacramento.
IV. Diante da decisão da Diocese do Ceará em suspender suas ordens sacerdotais, o Pe. Cícero viaja para Roma e, em audiência com o Papa Leão XIII, tem sua vida sacerdotal normalizada, voltando a exercer suas atividades de vigário do Juazeiro.

Sobre as afirmações acima somente:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...