WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Ceará URCA 2012.1 Questão: 67 Geografia Geografia Física Outros 

Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.
Créditos da Foto: Pachelly Jamacaru – www.fotografiacariri.blogspot.com

 

Aqui na Região do Cariri temos a Chapada do Araripe. Identifique abaixo a(s) assertiva(s)correta(s) sobre a Chapada.

I) Centenas de fontes de água cristalina fazem a riqueza dos sopés da Chapada do Araripe. Grutas escondidas na mata resguardam sítios arqueológicos cheios de pinturas rupestres.

II) As rochas magmáticas da Formação Santana, anteriores à fragmentação da Pangéia, destacamse como um dos mais importantes depósitos fossilíferos em nível mundial.

III) A Chapada do Araripe tem uma forma tabular, medindo cerca de 180 quilômetros de comprimento no seu maior eixo leste/oeste, e com uma variação de cerca 30 a 70 quilômetros de largura no seu eixo norte/sul.
No topo da Chapada, a sua área é de 7.500 quilômetros quadrados e sua altitude varia de 950 a 700 metros.

IV) É comum o registro de chuvas orográficas na área de barlavento da chapada voltada principalmente para os municípios de Crato e Barbalha.

Identifique a alternativas correta:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geografia Física

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...