WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Ceará URCA 2011.2 1ª Fase Questão: 72 Geografia Geografia Física Outros 


Através da teoria da deriva continental criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, foi descoberto ou desvendado que no passado os continentes não se encontravam com a mesma configuração que apresentam atualmente. O ponto de partida para essa afirmação é o contorno praticamente perfeito que há entre os continentes da América do Sul e o africano. A Bacia Sedimentar do Araripe teve sua origem nesse processo, que ficou denominado de Teoria da Deriva Continental.
Analise abaixo a(s) assertiva(s) sobre a origem da Bacia Sedimentar do Araripe, e a Teoria de Wegener.

1) A Bacia Sedimentar do Araripe está situada na província estrutural Borborema, recobrindo rocha da Era PréCambriana,
e se situava no grande continente denominado de Laurasia.
2) A origem da Bacia do Araripe está diretamente ligada ao evento da abertura do Oceano Atlântico Sul, que envolveu toda a porção leste da Plataforma SulAmericana, responsável pela fragmentação do Paleocontinente Gondwana e pela formação dos riftes mesozóicos do Nordeste.
3) A Bacia Sedimentar do Araripe é uma seqüência predominantemente mesozóica, daí as grandes reservas de bauxita encontradas na mesma.
4) A Chapada do Araripe, esta localizada em uma área de aproximadamente 10 mil km² que compreende os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, tem um dos acervos paleontológicos mais importantes do mundo.
As assertivas corretas são:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geografia Física

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...