Os fragmentos abaixo, de autoria de Antonio Candido e Aderaldo Castello, referem-se a vários momentos marcantes da literatura brasileira. Leia-os, com atenção, para responder às questões 1 e 2.
I. “Na sua ânsia de valorização da experiência humana, acentuando os seus estados contraditórios, da exaltação dos sentidos à reflexão, a essência da temática [...] se encontra na grande antítese entre vida e morte. Daí deriva o sentimento da brevidade enganosa da vida, da transitoriedade dos predicados físicos da natureza humana, da fugacidade das coisas.”
II. “Tanto a busca da simplicidade formal quanto a da clareza e eficácia das ideias, se ligam ao grande valor dado à natureza como base da harmonia e da sabedoria.”
III. “De qualquer forma, o que há de substancial [...] é a reivindicação da liberdade de exprimir a vida, a partir da condição individual, surpreendendo a sua riqueza interior e a sua inadequação com a realidade. Sobre ela, o predomínio da imaginação, alimentada pela sentimentalidade, e pelas contradições da dúvida. E também o interesse pelo homem social e político, isso, e tudo o mais, em comunhão com o sentimento da nacionalidade.”
Assinale a alternativa em que os versos transcritos NÃO se relacionam corretamente com a temática do estilo de época a que alude o enunciado no fragmento I.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!