
“[...] é uma saga cuja narrativa gira em torno de alguns elementos, como a coragem de alguns elementos, como a coragem e a conquista das terras que serão cultivadas, tornando-se o pioneiro um produto que, a exemplo do café, se planta na terra roxa e cujo sofrimento, através da purificação, produz o amor entre o homem e a terra, fatores indispensáveis para a “iniciação” de uma nova vida com maiores oportunidades”.
CESARIO, Ana. Norte novo – a expansão da fronteira e seu conteúdo simbólico. P. 53.
A citação acima faz referências a algumas questões como por exemplo o amor a terra. Além disso, o texto, carregado de simbologias, fala das questões acerca das ocupações no Paraná. Assim podemos afirmar que
I. O desejo de ocupar grandes áreas inexploradas do Paraná, o desejo de promover a colonização, seja pela ação de órgãos governamentais, seja de empresas particulares, aparece nos discursos de políticos e intelectuais já no século XIX.
II. As diversas propagandas proferidas para a ocupação de terras paranaenses não faziam referências as dificuldades que poderiam ser encontradas.
III. No que concerne a ocupação do oeste, o elemento que unificou essa população foi o sistema de obrages. Muito utilizado na Argentina e no Paraguai, tinha como base o binômio mate-madeira.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
História Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!