WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Paraná UNIOESTE 2011.2 Questão: 1 Literatura Teoria Literária 

 

 

 

Os fragmentos abaixo, de autoria de Antonio Candido e Aderaldo Castello, referem-se a vários momentos marcantes da literatura brasileira. Leia-os, com atenção, para responder às questões 1 e 2.

I. “Na sua ânsia de valorização da experiência humana, acentuando os seus estados contraditórios, da exaltação dos sentidos à reflexão, a essência da temática [...] se encontra na grande antítese entre vida e morte. Daí deriva o sentimento da brevidade enganosa da vida, da transitoriedade dos predicados físicos da natureza humana, da fugacidade das coisas.”

II. “Tanto a busca da simplicidade formal quanto a da clareza e eficácia das ideias, se ligam ao grande valor dado à natureza como base da harmonia e da sabedoria.”

III. “De qualquer forma, o que há de substancial [...] é a reivindicação da liberdade de exprimir a vida, a partir da condição individual, surpreendendo a sua riqueza interior e a sua inadequação com a realidade. Sobre ela, o predomínio da imaginação, alimentada pela sentimentalidade, e pelas contradições da dúvida. E também o interesse pelo homem social e político, isso, e tudo o mais, em comunhão com o sentimento da nacionalidade.”

Assinale a alternativa INCORRETA, tendo em vista os fragmentos acima e o que se declara a respeito.

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Literatura Teoria Literária

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...