WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Ceará UNIFOR 2013.1 Questão: 34 História História do Brasil Império Outros 

A X Bienal Internacional do Livro do Ceará (nov/2012) homenageou um importante movimento ocorrido no Ceará, no século XIX, conhecido como “Padaria Espiritual”. A respeito desse movimento, podemos afirmar que


I. Foi a primeira manifestação explícita de adeptos da doutrina espírita no estado do Ceará, tendo como objetivo principal a divulgação da obra de Allan Kardec, recémlançada na França.

II. Consistiu numa agremiação cultural, fundada em 1892, formada por escritores, pintores, desenhistas e músicos, que teve como idealizador e um de seus fundadores o escritor Antonio Sales.

III. Foi um movimento formado por jovens intelectuais, que tinha como principal objetivo criticar e protestar, especialmente por meio das letras, a sociedade burguesa, o clero e tudo o que fosse tradicional.

IV. Foi um movimento de natureza católica, nascido no seio da burguesia e apoiado pelo 1º bispo do Ceará, D. Luis Antonio dos Santos, com o propósito de fortalecer os valores cristãos na sociedade cearense.

V. Durou cerca de 6 anos, publicou periodicamente um jornal chamado “O Pão”, no qual os “padeiros” tratavam de assuntos diversos da vida literária do Ceará e do Brasil, além de publicarem seus próprios textos.


Assinale a opção CORRETA.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...