WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Ceará UNIFOR 2011.1 Questão: 30 Biologia Ecologia 

(...)Vem, então, a estação triste dos sertões, com o solo calcinado, a vegetação reduzida a uma galharia ressequida e acizentada, com a paisagem apenas salpicada pelo verde dos cactus e das bromélias ou, em certos lugares, pelas copas espaçadas dos juazeiros. Em sua maior parte as plantas exibem agora claramente seus troncos retorcidos, seus galhos tortuosos, compondo uma visão atormentadiça. (...) Mas logo que caem firmes e regulares as primeiras
chuvas, tudo revive rapidamente.(...)” (Fonte: Bernardes, Nilo. As Caatingas. Estudos Avançados, 13 (36):69-78, 1999)
“O bioma Amazônia possui cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados,(...). Uma extensa cobertura vegetal, à primeira vista homogênea, revela em seu interior matas de terra firme, encostas, igapós e várzeas, além de cerrados e campinas.”
(Fonte: Biomas brasileiros: Amazônia. Disponível em: http://revistaescola. abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileirosamazonia- 544390.shtml. Acesso: 01/11/2010)

Com base nos textos acima e sabendo que parte da Floresta Amazônica e das Caatingas do Nordeste coincidem na sua latitude e, desta forma, recebem uma quantidade de luz muito semelhante, indique a alternativa que explica ecologicamente as diferenças entre as paisagens.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Ecologia

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...