WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2013.2 Questão: 8 Literatura Autores Geral 

O excerto abaixo foi extraído do poema Ode no Cinquentenário do Poeta Brasileiro, de Carlos Drummond de Andrade, que homenageia o também poeta Manuel Bandeira.

a) O que, no poema, leva o eu lírico a perguntar: “mas haverá lugar para a poesia?”

b) É possível afirmar que a figura de Manuel Bandeira, evocada pelo poeta, se contrapõe ao sentimento de pessimismo expresso no poema e no livro Sentimento do mundo. Explique por quê.

Espera-se que o candidato relacione a dúvida do poeta às transformações históricas e sociais da primeira metade do século XX, principalmente aquelas que afetaram direta ou indiretamente a sociedade brasileira: os sinais de uma vida urbana em crescente expansão na cidade do Rio de Janeiro, o que se nota nas novas demandas da vida social (as “mil queixas operárias”), na proeminência do jornal (“pregão dos jornais”) em contraste com a mensagem do poeta que circula ou é confiada pelo poeta “entre ônibus” e está despida dos altissonantes lugares de enunciação. Cabe indicar, nesse contexto histórico, e com base no poema, a guerra e o combate, expressões decisivas que identificam uma época de luta e violência. Portanto, indicado o contexto que provoca a dúvida no poeta, espera-se ainda que o candidato aponte o modo como os poetas reagem a tais acontecimentos históricos (o suicídio, a desistência da escrita e o interesse comercial).

Ao duvidar se haverá lugar para a poesia, e parece não haver, se nos fiarmos nas atitudes dos poetas Rimbaud, Maiakovski e Schmidt, o eu lírico contrapõe o pessimismo à “insistente mas discreta mensagem” de Manuel Bandeira. Espera-se que o candidato seja capaz de relacionar a figura desse poeta a uma atitude otimista de perseverança e esperança, presente nas expressões “confiança maior e pedido lancinante para que não nos deixe sozinhos”.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Literatura Autores

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...