WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2013.2 Questão: 64 História História do Brasil Império Segundo Reinado (1840-1889) 

Após a queda da monarquia, a República tentou ligar-se à memória da abolição. Seu principal argumento era a recusa do Exército em capturar os escravos fugidos. Reivindicava-se, assim, o reconhecimento dos republicanos militares como atores da abolição e redentores da pátria livre. Nas comemorações oficiais da abolição, o 13 de maio e o 15 de novembro eram apresentados como datas complementares de um mesmo processo de modernização do país, abrindo as portas do Brasil ao progresso e à civilização. De modo complementar, ligava-se o sistema monárquico à escravidão e ao atraso do país.

(Adaptado de Robert Daibert Jr., “Guerra de Versões”. Revista de História da
Biblioteca Nacional,Rio de Janeiro, jun. 2008. http://www.revistadehistoria.com
.br/secao/capa/guerra-de-versoes. Acessado em 30/09/2012.)


a) Explique por que o regime republicano associou a monarquia à escravidão.

b) Como a questão militar contribuiu para o fim do Império do Brasil?

a) De acordo com o texto, o regime republicano associou a escravidão ao atraso, e a abolição da escravatura à modernização do país. Desse modo, os republicanos se autorrepresentaram como libertadores que se recusaram a perseguir escravos fugitivos, como redentores da pátria livre, ao mesmo tempo em que reforçavam a relação da privação da liberdade dos escravos ao regime monárquico, derrubado pelos mesmos republicanos.

b) A chamada questão militar, uma série de desavenças entre a monarquia e o exército brasileiro, expressava o descontentamento dos militares com Pedro II, sobretudo após a participação na Guerra do Paraguai, quando os oficiais reivindicavam maior participação no cenário político. A incorporação do positivismo e do abolicionismo por membros da hierarquia militar potencializou as críticas à administração de Pedro II e fez com que esses militares assumissem a liderança no processo de proclamação da República.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...