WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2013.2 Questão: 61 História História do Brasil Outros 

1549 e 1763 são os anos do estabelecimento de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da área que viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foi inaugurada.

Em relação ao estabelecimento das capitais, responda:


a) Quais os objetivos políticos do estabelecimento das duas primeiras capitais?

b) Por que a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília pode ser vista como uma mudança política e estratégica?

a) A questão solicitava a identificação dos objetivos políticos no estabelecimento das duas primeiras capitais brasileiras. Salvador, em 1549, marcou o processo de centralização política com a criação do Governo Geral e atendia aos interesses metropolitanos de ampliar a presença da coroa e aumentar a defesa da colônia. A transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763, deslocou a administração para o sul da colônia, tornando-a mais próxima do novo eixo econômico surgido a partir da exploração das minas, além de reforçar o domínio português no processo de expansão territorial em áreas de conflito com a América Espanhola.

b) A transferência da capital para Brasília contemplava oficialmente os objetivos de promover a interiorização do país, de promover a integração regional e assegurar a defesa dos órgãos governamentais contra eventuais ataques externos. Também significou o distanciamento do poder político das áreas mais populosas, diminuindo a pressão pública sobre os governantes. Outro uso político foi a caracterização da cidade como símbolo da modernidade do governo JK.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...