WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2013.2 Questão: 59 História História Geral 3- Idade Média (476d.C - 1453d.C) Reconquista 

Tradicionalmente, a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na Batalha de Covadonga, na região da Península Ibérica, em 722, foi considerada o início da chamada Reconquista. Mais do que um decisivo confronto bélico, Covadonga foi uma luta dos habitantes locais por sua autonomia. A aproximação ideológica desta vitória, feita mais tarde por clérigos das Astúrias, conferiu à batalha a importância de um fato transcendente, associado ao que se considerava a missão da monarquia numa Hispânia que tombara diante dos seus inimigos.

(Adaptado de R. Ramos, B. V. Sousa e N. Monteiro (orgs.), História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2009, p. 17-18.)


a) Explique o que foi a Reconquista.

b) De que maneiras a Batalha de Covadonga foi reutilizada no discurso histórico e político pelos clérigos das Astúrias?

a) Esperava-se que candidato explicasse a Reconquista em seus aspectos gerais, identificando-a como um processo bélico empreendido pelos cristãos contra os muçulmanos na Península Ibérica. As disputas militares iniciaram-se no século VIII e estenderam-se até 1492, quando ocorreu a tomada de Granada pelo reino da Espanha.

b) O vestibulando deveria identificar a apropriação do discurso histórico como um elemento ideológico e um fato transcendente, que legitimava o poder monárquico; a partir de uma suposta missão cumprida pela monarquia cristã diante dos árabes muçulmanos na Península Ibérica.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...