WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2013.2 Questão: 53 Geografia Economia Outros 

Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.

(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e
fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.)


a) Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país.


b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial em larga escala no país.

a) A China vem apresentando nas últimas décadas um acelerado crescimento econômico, motivado frequentemente pelo expressivo aumento da produção industrial. Esse fenômeno resulta, fundamentalmente, do protecionismo do mercado interno; dos elevados investimentos realizados pelo Estado nacional chinês, destacando-se o desenvolvimento de políticas governamentais em educação para a qualificação da mão de obra; da construção de infraestrutura no território nacional, sobretudo em transporte, produção de energia e redes de comunicação; e da criação das denominadas Zonas de Processamento para Exportação (ZPEs) -áreas especializadas, com intensa e moderna produção industrial e relativa abertura econômica, voltadas para a exportação e espalhadas pelo território nacional, fazendo uso intensivo de mão-de-obra e tecnologia de ponta.

b) Entre as estratégias geopolíticas chinesas para a obtenção de recursos naturais que garantem a expansão industrial do país destacam-se a compra de terras e a instalação de empresas nacionais de exploração mineral e de combustíveis fósseis em vários países do mundo, especialmente em países do continente africano. Além disso, a China busca estabelecer uma ampla política exterior de empréstimos ou cooperação econômica, visando a uma aproximação estratégica com países detentores de grandes reservas de recursos naturais.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Economia

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...