WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2011.2 Questão: 47 Física Eletricidade e Magnetismo Eletrodinâmica 

Quando dois metais são colocados em contato formando uma junção, surge entre eles uma diferença de potencial elétrico que depende da temperatura da junção.

a) Uma aplicação usual desse efeito é a medição de temperatura através da leitura da diferença de potencial da junção. A vantagem desse tipo de termômetro, conhecido como termopar, é o seu baixo custo e a ampla faixa de valores de temperatura que ele pode medir. O gráfico a) abaixo mostra a diferença de potencial U na junção em função da temperatura para um termopar conhecido como Cromel-Alumel. Considere um balão fechado que contém um gás ideal cuja temperatura é medida por um termopar Cromel-Alumel em contato térmico com o balão. Inicialmente o termopar indica que a temperatura do gás no balão é Ti = 300k Se o balão tiver seu volume quadruplicado e a pressão do gás for reduzida por um fator 3, qual será a variaçãoda diferença de potencial na junção do termopar?
 
b)  Outra aplicação importante do mesmo efeito é o refrigerador Peltier. Neste caso, dois metais são montados como mostra a figura b) abaixo. A corrente que flui pelo anel é responsável por transferir o calor de uma junção para a outra. Considere que um Peltier é usado para refrigerar o circuito abaixo, e que este consegue drenar 10 % da potência total dissipada pelo circuito.  Dados R1 = 0,3Ω , R2= 0,4Ω, R3 = 1,2Ω , qual é a corrente  c i  que circula no circuito, sabendo que o Peltier drena uma quantidade de calor  Q = 540 J  em Δt = 40s?

 





TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Física Eletricidade e Magnetismo

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...