WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2011.2 Questão: 31 Biologia Evolução Darwin e Lamarck 

O gráfico abaixo mostra a variação ao longo do tempo na frequência de dois fenótipos, relativos à forma do bico de uma espécie de ave. Os pesquisadores notaram uma relação dessa variação fenotípica com uma alteração na disponibilidade de diferentes tipos de organismos predados por essas aves e atribuíram a variação observada à seleção natural.




a)  Explique como a variação em populações de presas pode causar as mudanças nas frequências dos fenótipos mostradas no gráfico.
 
b)  Como o darwinismo explica o mecanismo de adaptação como parte do processo evolutivo?

Resolução Unicamp

a) O fenótipo bico fino passou a ser favorecido ao longo do tempo, o que acarretou um aumento em sua frequência e consequente diminuição da frequência de indivíduos com bico largo. Esse fato pode estar relacionado com uma maior disponibilidade de presas mais facilmente obtidas pelas aves com bico fino, situação que não ocorria no início do período em estudo.
b) Ao longo do tempo, indivíduos com características adaptativas (favorecidos pelo ambiente) deixam maior número de descendentes também portadores dessas características, que passam a ser cada vez mais frequentes, permitindo que a espécie fique adaptada à nova condição ambiental.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Evolução

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...