WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2011.2 Questão: 27 Biologia Anatomia e Fisiologia dos Animais 

As aves migratórias voam muitas vezes a grandes altitudes e por longas distâncias sem parar. Para isso, elas apresentam adaptações estruturais e também fisiológicas, como a maior afinidade da hemoglobina pelo oxigênio.
 
a)  Explique a importância da maior afinidade da hemoglobina pelo oxigênio nas aves migratórias.
 
b)  Indique duas adaptações estruturais que as aves em geral apresentam para o voo e qual a importância dessas adaptações

Resolução Unicamp

a) Como essas aves voam em altitudes em que o ar é mais rarefeito e, portanto, apresenta menor concentração de oxigênio, é importante que tenham hemoglobina com alta afinidade por oxigênio, a fim de aproveitar ao máximo as moléculas de oxigênio disponíveis.
b) Pena, saco aéreo, asas, esqueleto poroso (ossos pneumáticos). Penas: estruturas leves e resistentes, que facilitam o voo. Sacos aéreos: estruturas que se ligam a canalículos (parabrônquios) ligados aos pulmões. Asas: seu batimento é importante para a propulsão durante o voo. Esqueleto poroso: muito leve, pois suas cavidades são ligadas a canalículos ligados aos pulmões, permitindo grande circulação de ar.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Anatomia e Fisiologia dos Animais

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...