São Paulo UNICAMP 2010.2 Questão: 81 Química Físico-química Estudo das Radiações

A Revista no162 apresenta uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

sobre a produção de fios de irídio-192 para tratar tumores. Usados em uma ramificação da radioterapia chamada braquiterapia, esses fios são implantados no interior dos tumores e a radiação emitida destrói as células cancerígenas e não os tecidos sadios. O 192Ir se transforma em 192Pt por um decaimento radioativo e esse decaimento em função do tempo é ilustrado na figura ao lado.

a) Considerando que a radiação é gerada por uma liga que contém inicialmente 20% de 192Ir e 80% de 192Pt, depois de quantos dias essa liga se transformará em uma liga que contém 5% de 192Ir e 95% de 192Pt? Mostre seu raciocínio.

b) O decaimento radiativo pode originar três diferentes tipos de partículas: α,β e γ. Para efeito de resposta
ao item, considere apenas α e β. A partícula β tem uma massa igual à massa do elétron, enquanto a partícula α tem uma massa igual à do núcleo do átomo de hélio. Considerando essas informações, que tipo de decaimento sofre o 192Ir, α ou β? Justifique.

Química Físico-química