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São Paulo UNICAMP 2007.2 1ª Fase Questão: 6 Física Mecânica Dinâmica e Hidrodinâmica 

Vários textos da coletânea da prova de redação enfatizam a crescente importância das fontes renováveis de energia. No Brasil, o álcool tem sido largamente empregado em substituição à gasolina. Uma das diferenças entre os motores a álcool e a gasolina é o valor da razão de compressão da mistura ar-combustível. O diagrama ao lado representa o ciclo de combustão de um cilindro de motor a álcool. Durante a compressão (trecho i→f ), o volume da mistura é reduzido de Vi para Vf. A razão de compressão r é defi  nida como   r = Vi/Vf Valores típicos de r para motores a gasolina e a álcool são, respectivamente, rg= 9 e ra = 11. A eficiência termodinâmica E de um motor é a razão entre o trabalho realizado num ciclo completo e o calor produzido na combustão. A efi  ciência termodinâmica é função da razão de compressão e é dada por: 

a) Quais são as efi  ciências termodinâmicas dos motores a álcool e a gasolina?

b) A pressão P,  o volume V e a temperatura absoluta T de um gás ideal satisfazem a relação
PV/T= constante. Encontre a temperatura da mistura ar-álcool após a compressão (ponto  f do diagrama). Considere a mistura como um gás ideal.




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