WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2007.2 Questão: 11 Física Óptica 

Uma gota de cola plástica à base de PVC cai sobre a superfície da água parada de um tanque, formando um filme sólido (camada fina) de espessura 

a)  Ao passar de um meio de índice de refração n1 para outro meio de índice de refração n2, um raio de luz é desviado de tal forma n1 sen01 = n2, onde 01 e 02 são os ângulos entre o raio em cada meio e a normal, respectivamente. Um raio luminoso incide sobre a superfície superior do filme, formando um ângulo 01 = 30o com a normal, conforme a figura abaixo. Calcule a distância d que o raio representado na figura percorre no interior do filme. O índice de refração do PVC é n2 = 1,5.



b) As diversas cores observadas no filme devem-se ao fenômeno de interferência. A interferência é construtiva quando a distância d percorrida pela luz no interior do filme é igual a (2k +1) λ/2n2 onde k é um número natural (k = 0,1,2,3....). Neste caso, a cor correspondente ao comprimento de onda  torna-se visível para raios incidentes que formam ângulo 01 com a normal. Qual é o comprimento de onda na faixa visível do espectro eletromagnético  (400nm - 700nm) para o qual a interferência é construtiva quando o ângulo de incidência é 01 = 30º ?



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Física Óptica

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...