O uso das células tronco embrionárias tem levantado muitas discussões. As células embrionárias, geradas nos primeiros dias após a fecundação do oócito pelo espermatozóide, não estão diferenciadas e podem se transformar em qualquer célula do organismo. A célula-tronco prototípica é o zigoto.
(Adaptado de Isto é, 20 de outubro de 2004 ).
a) Após a formação do zigoto, quais são as etapas do desenvolvimento até a formação da notocorda e tubo nervoso nos embriões?
b) Em que fase do desenvolvimento embrionário as células iniciam o processo de diferenciação?
c) O desenvolvimento embrionário é uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos. Dê duas diferenças no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados, e indique em qual desses grupos os humanos estão incluídos.
a) Os candidatos deveriam identificar as fases de mórula, blástula, gástrula (nesta seqüência). Exemplos de diferenças: Protostomados Deuterostomados
b) Na fase de gástrula.
c) Os humanos são deuterostomados.
O blastóporo origina a boca O blastóporo origina o ânus
Celoma esquizocélico Celoma enterocélico
Clivagem espiral Clivagem radial
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Biologia Reprodução
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!