WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 2002.2 Questão: 82 Química Geral 

Observando o local do incêndio, nossos heróis perceberam que aquele não era o lugar ideal para guardar nem medicamentos, nem reagentes destinados ao laboratório de análises da empresa. Apesar disso, o local era considerado o mais seguro e, como também era refrigerado, fora o escolhido. Destruição geral! Como a explosão fora seguida de incêndio e de outras explosões, o teto e as janelas foram destruídos, e a chuva, apesar de ajudar a extinguir o fogo, também causou estragos. Examinando com cuidado o local, Rango observou várias garrafas e garrafões quebrados além de uma estante metálica caída e uma geladeira destruída... Preso aos cacos de um garrafão de 5 litros, pôde ler num rótulo: “Éter etílico”. O volume do almoxarifado foi estimado em 82 metros cúbicos. – E se o éter de 5 garrafões, contendo 4 kg de éter, cada um, houvesse se evaporado naquela sala?... – perguntou-se Rango.

a) Considerando o conteúdo de cinco garrafões, qual a pressão parcial aproximada do éter (C4H10O) que evaporou no almoxarifado, supondo que ele tivesse se distribuído uniformemente e considerando as propriedades de gás ideal? Constante universal dos gases = 0,082 atm L K-1 mol-1 . Temperatura = 27 oC.
b) Se apenas 10 % do vapor de éter tivesse se queimado, qual a energia liberada em joules? Dado: H = - 2530 kJ mol-1 (combustão do éter).

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...