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São Paulo UNICAMP 2001.2 Questão: 60 História História do Brasil República Outros 

Em uma entrevista à revista Veja (agosto de 2000), o sociólogo Ary Dillon Soares fez as seguintes declarações sobre pobreza e criminalidade:

A relação entre pobreza e crime não é automática. Se assim fosse, Teresina, a capital mais pobre do país, seria infinitamente mais violenta que São Paulo, a mais rica. A criminalidade é decorrente de uma soma de fatores, em que se inclui a desigualdade social, mas também a disseminação das drogas, o tráfico de armas, a desagregação familiar, o nível educacional baixíssimo e a divinização do consumo. Também está provado que quanto mais educado, menos violento e menos vitimado é o cidadão.

a)
A partir do texto acima, identifique um argumento contrário ao estabelecimento de uma relação automática entre crime e
pobreza.
b) De que modo as transformações econômicas e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 60 explicam os quatro fatores sublinhados no texto?

a) No item a, o candidato poderia recuperar um dos argumentos do autor contra tal relação, como por exemplo, o argumento de que, se a relação fosse imediata e automática, a capital mais pobre do país seria necessariamente a mais violenta.

b) Na parte b, o candidato deveria apresentar uma visão das transformações econômicas e sociais ocorridas a partir dos anos 1960, acompanhadas de um aumento das desigualdades e da concentração de renda. A intensificação do uso de drogas nos centros urbanos e a expansão do problema do tráfico são problemas que atingem jovens de todas as classes, como vítimas ou criminosos. O candidato poderia observar que o desenvolvimento econômico se relaciona à crise da família tradicional, especialmente no que diz respeito aos valores e expectativas e no modo de criação dos filhos; além disso, o crescimento da sociedade de consumo e o crescente desejo de ostentação de bens representativos de status social geram frustração naqueles que não tem acesso a esses bens. Por fim, a deterioração do ensino fundamental gratuito e a exclusão das classes desfavorecidas do sistema educacional apenas intensificam esses processos.



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