
“O JOGO DAS SOLUÇÕES”
O quadro abaixo representa uma estante onde há béqueres que contêm o mesmo volume V de solução de HCl ou de NaOH (solução diferenciada pela tonalidade cinza, no desenho). As concentrações, em mol/L, são as mesmas numa mesma linha e estão indicadas ao lado do quadro.
Usando um béquer de volume suficientemente grande, pode-se nele misturar os conteúdos de vários béqueres do quadro.
a) Misturando-se todas as soluções que estão no caminho indicado pela linha tracejada, indo da posição A1 até a D5 inclusive, a solução final será ácida ou básica? Explique.
b) Qual será a concentração do ácido ou da base na solução final do item a?
c) Misturando-se todas a soluções que estão na seqüência indicada pela linha contínua, indo da A1 até a D5 inclusive, qual será o pH da solução final?
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Química Físico-química
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!