WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNICAMP 1998.2 Questão: 7 Português Interpretação de textos 

Camilo Castelo Branco, em Amor de Perdição, demonstra particular cuidado na construção de um personagem cuja fala reproduzimos abaixo. No trecho escolhido, o personagem tenta dissuadir Simão Botelho de tentar encontrar-se com a amada.

“Sr. Simão, V. Sª não sabe nada do mundo... Paixões... que as leve o diabo, e mais quem com elas engorda. Por causa de uma mulher, ainda que ela seja filha do rei, não se há de um homem botar a perder. Mulheres há tantas como a praga, e são como as rãs do charco, que mergulha uma, e aparecem quatro à tona da água. Um homem rico e fidalgo como V. Sª, onde quer topa uma com um palmo de cara como se quer e um dote de encher o olho. Deixe-a ir com Deus ou com a breca, que ela, se tiver de ser sua, à mão lhe há de vir dar, tanto faz andar para trás como para diante: é ditado dos antigos.”

Leia o trecho citado e resolva as seguintes questões:
a) Qual é o personagem que se dirige dessa maneira a Simão Botelho e em que eles se diferenciam?
b) “Deixe-a ir com Deus ou com a breca”. A quem se refere o personagem? Ir para onde e por quê?

a) É o ferreiro João da Cruz pai de Mariana. Eles se diferenciam pela classe social, pela origem pois Simão Botelho vem de uma família com nome, é letrado, já a outra personagem faz parte do povo.

b) A Tereza de Albuquerque

Ir para outro convento, pois, as famílias de Simão e Tereza são rivais, os pais de Tereza queriam que ela se casasse com o primo, fato que não se deu, e por ela ser “namorada” de Simão, ela prefere o convento ao casamento. Assim mesmo no convento ela mantém contato com Simão através de cartas e acontece que descobrem sobre as cartas e que ela iria fugir com Simão, assim decidem mandá-la para outro convento longe de Simão.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...