WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNESP 2010.1 Questão: 4 Geografia Espaço Rural 

Analise o texto.
Os 30 mil seringueiros que [Chico] Mendes ajudou a se organizarem são, tal como ele, descendentes de migrantes que foram atraídos pelo grande boom da borracha, que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial. De 1890 a 1911, o Brasil e seus barões da borracha dominaram a produção do ‘ouro negro’, impondo preços tão altos que Manaus, cidade na selva, se tornou símbolo de extravagância. Os altos preços, porém, levaram os britânicos a explorar seringais no Ceilão (Sri Lanca) e na Malásia, rompendo o monopólio brasileiro. (...) A ganância dos grandes exploradores acabava por dificultar as coisas para o Brasil.
[Hoje] A história se repete. Num carrossel de calamidades, a queima da floresta agrava o efeito-estufa, interrompe o processo que transforma o dióxido de carbono em oxigênio, mata inúmeras espécies e devasta aldeias indígenas.
(O Brasil queima o futuro. The New York Times, 28.12.1988. Consultado em 18.03.2010,
no site http://www.nytimes.com/1988.12.28/opinion/brazil-burns-the-future.html. Adaptado.)

O artigo acima foi publicado poucos dias depois do assassinato do líder sindical Chico Mendes e comparava a exploração da borracha
no Acre à atual devastação da Amazônia.
Caracterize a migração que a extração da borracha atraiu para a Amazônia na passagem do século XIX para o XX (motivos e procedência dos migrantes) e analise a atual condição da floresta (tipos de extrativismo, práticas agrícolas, políticas de conservação).



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Espaço Rural

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...