WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNESP 2007.2 1ª Fase Questão: 32 Geografia Economia Outros 

Nas duas últimas décadas, a ênfase na eliminação das barreiras nacionais visou, na maior parte das vezes, facilitar a livre circulação do capital. Como resultado dessa dinâmica, tem ocorrido em muitos países o alargamento da condição de dominação político-econômica. O capital (global) encontrou a fluidez necessária para sua multiplicação, entretanto, o mesmo dinamismo não ocorreu em relação ao trabalho (local) e, assim, principalmente nos países em fase de desenvolvimento, as barreiras montadas à circulação dos postos de trabalho permaneceram ou se acentuaram.

Analise os quatro itens seguintes.

I. O desenvolvimento tecnológico, de forma geral, tem aprofundado alguns problemas em diversos países do mundo, mas, em contrapartida, nas economias periféricas, é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico e social, pois cria grande número de empregos, aumenta os salários e diminui a informalidade.
II. Com a consolidação do Mercosul, vem ocorrendo, nos últimos anos, o fim da dominação e da subordinação político-econômica e uma maior equidade social nos países da América do Sul, isto porque os países do bloco assinam os tratados pensando, em primeiro lugar, no desenvolvimento social.
III. No passado, o aumento da produção geralmente indicava a elevação da ocupação; nos últimos anos isto já não acontece, ou seja, em muitos países tem ocorrido o crescimento da produção industrial sem a ampliação do emprego no setor.
IV. As empresas estrangeiras instaladas no território brasileiro, a partir de incorporação de tecnologia e inovações na gestão do trabalho, adotaram diversos programas de redução de mão-de-obra (terceirização, sub-contratação, entre outros). Como conseqüência, houve um aumento do desemprego.

Reúnem os argumentos corretos, somente os itens



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Economia

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...