WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

São Paulo UNESP 2004.2 Questão: 54 História História Geral 5- Idade Contemporânea (1789d.C - atual) Socialismo e Comunismo 

A Revolução de Fevereiro havia expelido o exército de Paris. A Guarda Nacional, isto é, a burguesia nas suas diferentes gradações, constituía a única força armada. Contudo, não se sentia bastante forte para enfrentar sozinha o proletariado. Ademais, fôra constrangida, embora depois da mais tenaz resistência e de opor cem obstáculos diferentes, a abrir pouco a pouco as suas fileiras, deixando que nelas ingressassem proletários armados. Não restava, portanto, senão uma saída: opor uma parte dos proletários à outra. O Governo Provisório formou com esse fim 24 batalhões de Guardas Móveis, de mil homens cada um, integrados por jovens de 15 a 20 anos. Pertenciam na sua maior parte ao lumpemproletariado.

(Karl Marx, Lutas de Classes na França de 1848 a 1850.)



O texto de Marx refere-se ao processo histórico conhecido como Revolução de 1848, que acabou com a monarquia burguesa de Luís Filipe I e iniciou a Segunda República, que, entretanto, não foi capaz de resolver os graves conflitos sociais existentes na França. O Governo Provisório, de que fala Marx, era basicamente dividido entre duas tendências políticas.

a) Quais as duas tendências políticas que se dividiam e se enfrentavam no Governo Provisório?

b) O que era o lumpem-proletariado de que fala Marx?



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...