WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Minas Gerais UFU 2012.2 Questão: 2 Geografia Geografia Física Outros 

A conservação do solo se destaca na agenda da agricultura sustentável. Base da produção, é na fartura da terra que vinga a riqueza das plantas e dos animais, fornecendo alimentos, matérias-primas e, agora, energia renovável. Cuidar do solo significa garantir o futuro. O Dia Mundial da Conservação do Solo se comemora em 15 de abril. A data homenageia o nascimento, em 1881, do norte-americano Hugh Bennett, considerado o pai da conservação do solo. Um pioneiro.

Francisco Graziano. Disponível em:< http://www.eagora.org.br/arquivo/Solo-tropical>. Acesso em: jun. 2012.



A conservação dos solos, em especial os tropicais, mais susceptíveis a processos de degradação, é tema importante dos debates sobre meio ambiente e sustentabilidade planetária. Existem várias técnicas de conservação dos solos. Em solos tropicais a conservação e as técnicas de manejo podem ser entendidas como mecânicas, vegetativas e edáficas. As edáficas podem ser exemplificadas pelo controle das queimadas, rotação de culturas, adubações e calagens e o plantio direto. Acerca das técnicas edáficas, responda:


A) Quais as vantagens do Plantio Direto em solos tropicais?

B) Em que consiste a técnica de rotação de culturas e como esta auxilia o aumento produtivo de gramíneas, cereais e outras culturas semelhantes?

C) De que maneira as queimadas podem reduzir a fertilidade dos solos?



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geografia Física

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...