WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Minas Gerais UFTM 2010.2 1ª Fase Questão: 56 Português Semântica Geral 

Tragédia e cartão-postal

SÃO PAULO – Primeiro, São Paulo; agora, o Rio. As chuvas mataram 78 pessoas no Estado de São Paulo desde dezembro. Ontem (enquanto escrevo), chegavam a 179 as mortes provocadas pela tragédia fluminense. O mundo no Rio desabou em menos de 48 horas. Já havia sido assim no Réveillon, quando 52 pessoas morreram soterradas em Angra. Nem isso serviu de alerta ao governador Sérgio Cabral, que na ocasião delegou a seu vice, o Pezão, a missão de “gerir” os escombros. A Rede Globo, no entanto, trata seu governador à base de leite de cabra.
Não é o caso de insinuar nenhuma gincana macabra entre São Paulo e Rio. Há famílias destruídas e cadáveres demais dos dois lados da Dutra. O saldo terrível deste verão deveria, isto sim, ensejar uma reflexão menos circunstancial e complacente sobre o destino das maiores cidades do país. São Paulo e Rio entraram em colapso. E estão mostrando, cada uma a seu modo, o que ainda
significa ser pobre no Brasil.
Morro acima ou periferia afora, eles foram se amontoando ou se espalhando como dava (e dá), nas franjas inóspitas ou inaproveitáveis das cidades, quase sempre à margem de um progresso para o qual têm sido atraídos e do qual acabam sendo sempre apartados. [...]
(Folha de S.Paulo, 09.04.2010.)

Analise as afirmações.
I. Em – ... chegavam a 179 as mortes provocadas pela tragédia fluminense. – o adjetivo fluminense refere-se ao estado do Rio de Janeiro. Caso a informação fosse dada em relação ao estado de São Paulo, empregar-se-ia o adjetivo paulistano.
II. Em – Já havia sido assim no Réveillon, quando 52 pessoas morreram soterradas em Angra. – emprega-se havia sido (tempo verbal composto), equivalente a fora (tempo verbal simples do verbo ser), para indicar um fato anterior a outro, expresso também no tempo passado.
III. Em – ... ensejar uma reflexão menos circunstancial e complacente sobre o destino das maiores cidades do país. – os termos ensejar e complacente significam, respectivamente, possibilitar e benevolente.

Está correto o que se afirma em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Semântica

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...