WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2011.1 Questão: 5 História Geral 


Na virada do século XIX para o XX, o Brasil recebeu um imenso contingente de populações da Europa e, em menor número, da Ásia, e boa parte deste contingente se estabeleceu na região paulista. No censo de 1872, a presença de estrangeiros já se manifesta, ainda que com números bem mais modestos do que se verá posteriormente. De todo modo, nesse censo já há indicações das transformações que se anunciam, como é o caso daquelas ocorridas no mercado de trabalho (conforme a tabela acima).

a) Com base na tabela, compare a forma de inserção dos imigrantes e dos brasileiros no mercado de trabalho paulista daquele momento.

b) Diferencie as políticas imigratórias adotadas pelo Segundo Império (1840-1889) para o sul e para o sudeste do Brasil.

a) O candidato poderá identificar, dentre outras, a maior presença de estrangeiros nas atividades manufatureiras e industriais, portanto mais especializadas, enquanto que os brasileiros predominam nas atividades agrícolas. Destaca-se ainda o fato de que entre os nacionais prevalece uma porcentagem bem maior de indivíduos sem profissão, o que não ocorre na população de estrangeiros.

b) O candidato deverá levar em consideração os seguintes elementos: No sul havia a possibilidade de o imigrante adquirir parcelas de terras, o que possibilitava o empreendimento rural com maior autonomia; além disso, incentivava a agricultura de alimentos (visando o abastecimento do mercado interno) e a ocupação de terras no interior. No sudeste, principalmente em São Paulo, por outro lado, os imigrantes eram dirigidos majoritariamente para as plantações agroexportadoras e na condição de colonos e de trabalhadores livres rurais.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...