WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2011.1 Questão: 4 História Geral 


Obs: crioulos = escravos nascidos no Brasil.

Até recentemente a historiografia brasileira afirmava que a escravidão impedia os cativos de estabelecerem laços de família e outros tipos de sociabilidade. Da mesma forma, parte da historiografia tendia a perceber a população escrava como um grupo homogêneo, no máximo classificada por sua naturalidade (africanos versus crioulos) ou por suas atividades produtivas na plantation (escravos domésticos versus os do eito ou oficiais mecânicos).

Explique de que forma o gráfico acima contraria tais visões, considerando que escravos pardos e crioulos são filhos ou netos de africanos.

Os escravos podiam participar de famílias extensas, inclusive formadas pelo parentesco fictício. A possibilidade de os escravos escolherem também padrinhos, isto é, compadres, entre livres e forros, demonstra que seus laços de sociabilidade e de alianças ultrapassavam as fronteiras da senzala. O gráfico também mostra que as diferenças sociais entre os cativos de uma mesma fazenda e/ou freguesia não se limitavam à questão dos ofícios. Os escravos, da mesma forma, se distinguiam pela antiguidade do seu grupo parental nas fazendas. Ou seja, um cativo que pertencia a um antigo grupo parental a gerações, provavelmente tinha mais oportunidades do que os oriundos da África. Esse último fenômeno podia se traduzir na cor do cativo e tinha consequências nas suas possibilidades de compadrio.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...