
Sabe-se que a condutividade elétrica de uma solução é uma medida de sua facilidade de conduzir corrente elétrica. Assim, quanto maior a quantidade de íons dissociados, maior será a condutividade da solução.
Num experimento, uma solução aquosa de ácido sulfúrico foi gradualmente adicionada a um recipiente equipado com uma célula de condutividade contendo inicialmente 40 mL de uma solução de hidróxido de bário 0,0125 M, conforme a figura a seguir. Enquanto o ácido era adicionado, foram tomadas medidas relativas à condutividade elétrica da solução. O gráfico a seguir registra os dados de condutividade em função do volume de solução ácida adicionada (Va).
Com base nas informações apresentadas:
a) escreva a equação da reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de bário;
b) explique a variação da condutividade elétrica nos trechos a-p e p-b indicados no gráfico.
b) A reação de neutralização forma BaSO4 insolúvel. Ao formar o precipitado, os íons em solução são removidos, diminuindo a condutividade elétrica no trecho a-p, até um valor próximo a zero no ponto de equivalência (ponto p na figura). A partir do ponto de equivalência p, o ácido, que continua a ser adicionado, se ioniza e a condutividade elétrica volta a crescer no trecho de p-b.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Química Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!