“O regime que preconizamos, de evolução natural, sem nenhuma pressão sistemática sobre sua alma, dará ao Índio a capacidade de melhor aproveitar os dotes naturais da raça no que diz respeito às suas qualidades primordiais de caráter. Em conseqüência, melhores elementos para bem servir à Pátria no que ela mais precisa: guarda de suas fronteiras e respectiva defesa; ali o encontraria o Exército.”
(Relatório do coronel-chefe do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) ao Ministro da Agricultura e aos membros da Comissão Nacional de Proteção ao Índio, em 30 de dezembro de 1939. Rio de Janeiro, acervo do Museu do Índio – FUNAI)
Identifique, a partir do documento acima, uma das bases do pensamento característico desse período da vida política brasileira.
O candidato deverá identificar, a partir da leitura do documento, uma visão comum à época que pretendia a nacionalização dos nativos, incorporando-os como guardas de fronteiras. Tal idéia tinha por base o ideal nacionalista e as ideologias racialistas vigentes na passagem do século XIX para o seguinte.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
História Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!