WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2010.1 Questão: 7 História Geral 

“O regime que preconizamos, de evolução natural, sem nenhuma pressão sistemática sobre sua alma, dará ao Índio a capacidade de melhor aproveitar os dotes naturais da raça no que diz respeito às suas qualidades primordiais de caráter. Em conseqüência, melhores elementos para bem servir à Pátria no que ela mais precisa: guarda de suas fronteiras e respectiva defesa; ali o encontraria o Exército.”

(Relatório do coronel-chefe do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) ao Ministro da Agricultura e aos membros da Comissão Nacional de Proteção ao Índio, em 30 de dezembro de 1939. Rio de Janeiro, acervo do Museu do Índio – FUNAI)

Identifique, a partir do documento acima, uma das bases do pensamento característico desse período da vida política brasileira.

O candidato deverá identificar, a partir da leitura do documento, uma visão comum à época que pretendia a nacionalização dos nativos, incorporando-os como guardas de fronteiras. Tal idéia tinha por base o ideal nacionalista e as ideologias racialistas vigentes na passagem do século XIX para o seguinte.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...