WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2010.1 Questão: 4 História Geral 

O gráfico a seguir refere-se ao meio rural do Rio de Janeiro entre 1789 e 1807. Ele mostra a distribuição das porcentagens de escravos aparentados em primeiro grau (esposos com ou sem filhos, mães solteiras e seus descendentes, avós e netos, além de irmãos órfãos) e das porcentagens de escravos africanos em relação aos cativos nascidos no Brasil de acordo com faixas de idade (0 a 4 anos, 5 a 9 anos etc).


Explique por que aumentam os percentuais de africanidade e de parentesco familiar a partir dos 14 anos de idade, o que questiona contundentemente alguns clássicos da historiografia brasileira acerca da família escrava de origem africana.

O candidato deverá explicar que o crescimento simultâneo dos percentuais de parentesco familiar e de africanidade a partir dos 14 anos de idade derivam tanto do aumento do desembarque de africanos escravizados no Brasil quanto do incremento de relações familiares entre eles, movimento que mostra claramente que o tráfico atlântico de escravos e a constituição de famílias cativas não representam variáveis excludentes.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...