WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2010.1 Questão: 1 Geografia Geral 

“... contentam-se de andar arranhando [as terras] ao longo do mar como caranguejos.”
(Frei Vicente do Salvador, 1627)


Cerca de 600 milhões de pessoas habitam áreas contíguas à linha de costa, a menos de 10 metros do nível do mar (zonas costeiras de baixa elevação).

a) Cite dois fatores que causam a concentração populacional nas zonas costeiras.

b) Apresente dois impactos da ocupação dessas zonas para o ambiente costeiro.

a) Entre os fatores responsáveis pela concentração populacional nas zonas costeiras, temos: i) a facilidade de ocupação das planícies costeiras; ii) a presença de solos férteis nas planícies litorâneas; iii) a instalação de portos estimula o comércio por via marítima e o adensamento da ocupação; iv) a valorização das paisagens costeiras para fins residenciais e turísticos.

b) Entre os impactos que a ocupação das áreas contíguas à linha de costa provoca no ambiente costeiro, temos: i) a alteração ou destruição da morfologia, das paisagens e dos ecossistemas costeiros (mangues, recifes, restingas, dunas); ii) a poluição das águas; iii) a alteração da morfodinâmica das praias (erosão costeira).



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...