WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2009.1 Questão: 3 História Geral 

A tabela a seguir mostra algumas das conseqüências econômicas e sociais da introdução do plantio da
cana-de-açúcar em substituição ao de tabaco em Barbados (Caribe) no século XVII.


a) Relacionando as variáveis presentes na tabela, explique como o exemplo de Barbados ilustra as transformações fundiárias e sociais  próprias da maior inserção das regiões escravistas americanas no mercado internacional na época colonial.

b) Cite duas capitanias açucareiras da América Portuguesa que apresentavam características fundiárias e sociais semelhantes às de Barbados em fins do século XVII.

a) O exemplo de Barbados mostra que a maior inserção das regiões escravistas no mercado internacional na época colonial se dava mediante a incorporação extensiva de terras e de trabalho escravo, o que significava concentração da propriedade de terras e de cativos em mãos de poucos proprietários.

b) O candidato deverá citar Bahia e Pernambuco que configuravam espaços sócio-econômicos que afirmavam a natureza extensiva da economia escravista da América portuguesa do século 17, visto crescerem mediante a incorporação de trabalho escravo e de terras a baixos preços, constituindo latifúndios escravistas voltados para a produção de bens para o mercado.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...