Duas pequenas esferas homogêneas de massas m1 e m2 estão unidas por um fio elástico muito fino de massa desprezível. Com a esfera de massa m1 em repouso e apoiada no chão, a esfera de massa m2 é lançada para cima ao longo da reta vertical que passa pelos centros das esferas, como indica a figura 1.
A esfera lançada sobe esticando o fio até suspender a outra esfera do chão. A figura 2 ilustra o instante em que a esfera de massa m1 perde contato com o chão, instante no qual o fio está ao longo da reta que passa pelos centros das esferas.
Considerando como dados m1, m2 e o módulo da aceleração da gravidade g, calcule no instante em que a esfera de massa m1 perde o contato com o chão:
a) a tensão no fio;
b) a aceleração da esfera de massa m2.
a) Com o fio já esticado e a esfera de massa m1 ainda em repouso em contato com o chão, as forças que agem sobre ela são o seu peso, de módulo m1g, a força normal exercida pelo chão, de módulo N, e a tensão do fio. Essa tensão aumenta a medida que o fio estica até atingir um valor T, para o qual a normal N é nula (a esfera de massa m1 perde contato com o chão). Nesse instante, pela Segunda Lei de Newton, T - m1g = 0, ou seja, T = m1g. b) No instante em que a esfera de massa m1 perde contato com o chão, o fio esticado, de massa desprezível, exerce sobre a esfera de massa m2 uma força de módulo igual à tensão T encontrada no item anterior, direção vertical e sentido para baixo. A única outra força sobre essa esfera é seu peso, de módulo m2g. Portanto, orientando o eixo positivo para cima, pela Segunda Lei de Newton, − m2g − T = m2 a2, na qual a2 é a aceleração da esfera de massa m2. Lembrando que T = m1g, obtemos m2 a2 = − m2g − m1g, isto é, a2 = − [(m2+ m1)/m2] g.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Física Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!