WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2007.1 Questão: 3 História Geral 


A instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, representou uma alternativa para um contexto de crise política na Metrópole e a possibilidade de implementar as bases para a formação de um império luso-brasileiro na América.

a) Cite duas medidas adotadas pelo regente D. João que contribuíram para o estabelecimento de bases para a formação de um império lusobrasileiro na América.

b) A despeito de a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro ter sido analisada como mera fuga frente à invasão francesa em Portugal, estudos têm revelado que a idéia da mudança para o Brasil não era nova.

Cite dois argumentos apresentados por aqueles que, já no século XVIII, defendiam essa medida.

a) O candidato poderá citar, dentre outras, a abertura dos portos às “nações amigas”; a criação do Banco do Brasil; a revogação dos decretos que proibiam a instalação de manufaturas na colônia; a instalação do Ministério da Guerra e Assuntos Estrangeiros; a distribuição de títulos de nobreza e terras entre os membros da Corte, portugueses e nascidos no Brasil; a formação de quadros, expressa na criação da Academia Militar, da Academia de Medicina, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios e da Real Biblioteca; a elevação da colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves; a aclamação do regente como D. João VI após a morte de D. Maria I.

b) A transferência da Corte para o Brasil e o estabelecimento de um império nos trópicos não era idéia nova, tendo sido considerada sempre que ameaças pairavam sobre a monarquia portuguesa. O estabelecimento da Corte no Brasil garantiria a resistência e sobrevivência frente às ameaças de invasões estrangeiras, a posse de sua colônia mais rica e um melhor equilíbrio entre Portugal e a América.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...