Hiroshima, Japão. No exato momento em que 60 anos antes a primeira bomba atômica da história devastava a cidade de Hiroshima no Japão, mais de 50 mil pessoas fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque. Às 8:15 min [...] o mundo relembrou a detonação da arma mais poderosa já vista no planeta até então, que matou cerca de cem mil pessoas diretamente e outras milhares nos anos seguintes.
Fonte: Adaptado de O Globo de 06 de agosto de 2005, p.36.
a) Apresente um argumento do governo norteamericano em defesa da ação que devastou Hiroshima, no dia 06 de agosto de 1945, e Nagasaki, três dias depois.
b) Considerando a situação militar da Ásia Oriental em meados de 1945, mencione uma crítica aos bombardeios dessas duas cidades japonesas.
a) O candidato poderá apresentar como argumento do governo norte-americano, entre outros, o de que era preciso empregar todos os recursos militares disponíveis para garantir a rendição japonesa e abreviar o conflito; o de que era necessário intimidar o inimigo e aos demais Estados por meio da demonstração do poder destrutivo da nova arma; e que não se deveria depender do apoio militar da União Soviética para derrotar o Japão. b) O candidato poderá mencionar o fato de as forças Aliadas, às vésperas das duas explosões, encontrarem-se em esmagadora vantagem militar sobre as tropas japonesas na Ásia Oriental.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
História Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!