WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2005.1 Questão: 7 Química Geral 

Um brinquedo que se tornou popular no Rio de Janeiro é um balão preto confeccionado com um saco de polietileno bem fino. A brincadeira consiste em encher parcialmente o balão com ar atmosférico (massa molar igual a 28,8 g/mol), fechá-lo e deixá-lo ao Sol para que o ar em seu interior se aqueça. Dessa forma, o ar se expande, o balão infla e começa a voar quando sua densidade fica menor do que a do ar atmosférico.

Considere que o ar no interior do balão se comporte como gás ideal, que sua pressão seja igual à atmosférica e que a massa do saco de polietileno usado para confeccionar o balão seja igual a 12g.

Determine a temperatura do ar, em graus Celsius (ºC), no interior do balão no momento em que seu volume atinge 250 L e sua densidade se iguala à do ar atmosférico (1,2 g/L).

Sabe-se que o balão só decolará quando a sua densidade se igualar à densidade do ar.

A massa total do balão consiste na soma da massa do saco plástico (m.s) com a massa do ar contido no seu interior (m.ar). Devemos então, em primeiro lugar, calcular a massa de ar no interior do balão.

Sabendo que: p = 1 atm; massa do saco plástico = 12 g; densidade do ar atmosférico = 1,2 g/L ; que o volume total do balão



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...