
O pequeno produtor no agronegócio
No Brasil, uma parte importante do agronegócio conta com pequenos produtores para o fornecimento de bens de origem vegetal e animal (fumo, uva, tomate, aves, suínos, entre outros).
Essa articulação entre pequeno produtor e grande empresa contradiz a antiga crença no desaparecimento da agricultura familiar pouco capitalizada diante do avanço das grandes empresas agroindustriais.
a) Dê uma razão para o pequeno produtor familiar integrar-se à grande empresa agroindustrial.
b) Dê uma razão para a grande empresa agroindustrial vincular os pequenos agricultores a sua cadeia produtiva.
a) Entre as razões que os pequenos produtores têm para essa integração, estão: a garantia de compra do produto, protegendo o pequeno produtor das oscilações do mercado; o apoio técnico especializado; a redução da dificuldade de conseguir financiamento bancário; o fornecimento de insumos e equipamentos pelas grandes empresas. b) A grande empresa busca essa integração para, entre outras razões: evitar a gestão e controle do trabalho agrícola; evitar investimentos na compra de terras para concentrá-los nas fases mais lucrativas da cadeia produtiva; deixar para os produtores diretos os riscos ambientais (esgotamento dos solos, pragas, intempéries); garantir o fornecimento de matéria prima através de um grande número de produtores.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Geografia Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!