
TEXTO III
Sem dúvida o meu aspecto era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: bezerro-encourado e cabra-cega.
Bezerro-encourado é um intruso. Quando uma cria morre, tiram-lhe o couro, vestem com ele um órfão, que, neste disfarce, é amamentado. A vaca sente o cheiro do filho, engana-se e adota o animal. Devo o apodo ao meu desarranjo, à feiúra, ao desengonço. Não havia roupa que me assentasse no corpo: a camisa tufava na barriga, as mangas se encurtavam ou alongavam, o paletó se alargava nas costas, enchiase, como um balão. Na verdade o traje fora composto pela costureira módica, atarefada, pouco atenta às medidas. Todos os meninos, porém, usavam na vila fatiotas iguais, e conseguiam modificá-las, ajeitá-las. Eu aparentava pendurar nos ombros um casaco alheio. Bezerro-encourado. Mas não me fazia tolerar. Essa injúria revelou muito cedo a minha condição na família: comparado ao bicho infeliz, considerei-me um pupilo enfadonho, aceito a custo. Zanguei-me, permanecendo exteriormente calmo, depois serenei. Ninguém tinha culpa do meu desalinho, daqueles modos horríveis de cambembe. Censurando-me a inferioridade, talvez quisessem corrigir-me.
(RAMOS, Graciliano. Infância. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 144)
Observe o fragmento extraído do texto I: [...] o corpo é uma construção sobre a qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos, espaços, conjunturas econômicas, grupos sociais, étnicos, etc.
Relacione um dos diferentes fatores destacados no fragmento acima à representação do corpo do narrador presente no texto III.
O corpo do narrador no texto III é “marcado” pelo grupo social ou espaço familiar, tendo em vista que “a gente da casa” e sua própria “mãe” o rejeitavam por causa do seu aspecto físico, apelidando-o inclusive de “bezerroencourado”. O corpo do narrador no texto III é “marcado” em relação ao fator temporal, tendo em vista que, desde “muito cedo”, na infância, ele seria diferente dos demais “meninos da vila”. (OBS.: Escolher apenas um dos fatores.)
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Português Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!