WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2004.1 Questão: 5 História Geral 

"Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...] A população deve trabalhar sempre [...] Não viemos para distribuir o maná [vantagens]. Viemos para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui."

Fonte: Adap. de Erich Koch, Comissário do Reich na Ucrânia em março de 1943, in: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967, vol. 4, p. 13

O texto permite identificar alguns valores que permeavam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-194S).

a) Identifique no texto dois valores da ideologia nazista.

b) Cite duas razões que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial.

a) O candidato poderá identificar no texto os seguintes valores: a defesa dos alemães enquanto uma “raça superior” (arianismo; racismo); a opção por uma prática de governo autoritária; o direito dos alemães de saquearem as riquezas dos países sob seu domínio; o direito de explorarem a mão-de-obra local; o ódio ao estrangeiro (xenofobia).

b) O candidato poderá citar, dentre outras, as seguintes razões: o afundamento de navios brasileiros por naus do Eixo na costa nacional; a pressão de grandes manifestações populares favoráveis à entrada do Brasil na guerra; a pressão norte-americana para que o Brasil se posicionasse ao lado dos Aliados; a percepção de membros do governo Vargas e de empresários brasileiros das possíveis vantagens comerciais de se aliar aos Estados Unidos e, portanto, ao lado das forças anti-Eixo.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...