
“A mesma velha trincheira, a mesma paisagem,
Os mesmos ratos, crescendo como mato,
Os mesmos abrigos, nada de novo,
Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma,
Os mesmos cadáveres no front,
A mesma metralha, das duas às quatro,
Como sempre cavando, como sempre caçando,
A mesma velha guerra dos diabos.”
(soldado inglês)
“Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob
intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer
seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros.
Ninguém se importa conosco. Não seremos
substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós.
Ninguém mais consegue pensar. As rações estão
esgotadas - pão , conservas, biscoitos, tudo terminou!
Não há uma única gota de água. É o próprio inferno.”
(soldado alemão)
Fonte: MARQUES, Adhemar Martins e t al (orgs.). História contemporânea através de textos. São Paulo, Contexto, 2000, pp. 118 e 120.
Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados, um inglês e o outro alemão, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
a) Identifique duas características que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos com batentes nessa fase da Primeira Guerra.
b) Cite duas conseqüências geopolíticas da Primeira Guerra para a Europa entre 1918 e 1939.
a) O candidato poderá identificar uma das seguintes características: o sofrimento da guerra, o tédio, o desespero e a indignação com as condições adversas (miséria, fome). b) O candidato poderá citar duas das seguintes conseqüências geopolíticas: o desmembramento dos impérios austro-húngaro (surgimento da Áustria, Hungria, Tchecoslováquia, Polônia e Iugoslávia) e turco-otomano (surgimento, entre outros, da Turquia); a perda de parcelas do território alemão para a França, Polônia, Bélgica, Dinamarca e Lituânia; a perda de territórios da Rússia para a Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Ucrânia e Polônia; o surgimento da Albânia.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
História Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!