WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2004.1 Questão: 4 História Geral 

“O coronel é o homem que comanda a política nacional, porque ele é quem elege os homens que a fazem. Sem ele, ninguém é eleito [...] Em verdade, o coronel é o homem que resolve os casos sem solução. É ele quem atende o cidadão que bate à sua porta às três horas da madrugada, porque não tem recursos [...] Ele se levanta e vai procurar um médico, que o atende porque é seu amigo e leva a pessoa para a Santa Casa ou ao hospital [...] Todo mundo pensa que o sujeito vai para o curral eleitoral à forca.

Não, ele vai porque quer. “

Fonte: J. B. L. de Andrada, “Coronel é quem comanda a política nacional”, Apud NEVES, M. de S. e HEIZER, A. A ordem é o progresso. S. P, Atual, 1991, p.71

Na Primeira República (1889 -1930), o coronelismo aparece com o uma característica marcante da vida política nacional. No texto acima, um membro das elites locais explica o que vem a ser o coronel, procurando justificar as relações de dependência que se criavam em torno dele.

a) Explique o papel dos currais eleitorais na sustentação política da República Velha.

b) Identifique dois movimentos sociais surgidos na Primeira República que se apresentavam com o alternativas às estruturas políticas vigentes.

a) O candidato deverá explicar o papel dos currais eleitorais na sustentação política da República Velha considerando que os mecanismos do processo (como o voto em aberto) permitiam um maior controle do voto das populações rurais submetidas aos coronéis . Estes, por sua vez, utilizavam-se do seu poder para garantir a eleição dos candidatos do governo que permitiam a reprodução do esquema político vigente no período. Era parte de uma rede de compromissos que começava nos coronéis, passava pelos representantes estaduais e chegava até a definição da Presidência da República.

b) O candidato deverá identificar dois movimentos sociais surgidos na Primeira República que se pensavam alternativos às estruturas políticas vigentes, entre os quais : a Rebelião de Canudos, a Revolta da Armada, a Revolta da Chibata , a Revolta da Vacina, a Rebelião do Contestado, o movimento sindical de base anarquista (que organizou os primeiros congressos operários e também esteve presente nas greves de 1917 e 1918), o Tenentismo ( e seus desdobramentos, como a Coluna Prestes), a atuação dos grupos que fundaram o Partido Comunista do Brasil em 1922.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...