WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2004.1 Questão: 4 Geografia Geral 

Análises realizadas por organismos internacionais confirmam que os biomas brasileiros estão extremamente ameaçados. Em primeiro lugar nesse triste cenário destaca-se a Mata Atlântica, da qual restam apenas 8% da cobertura vegetal original. A seguir, vem o Cerrado, cuja superfície está reduzida a cerca de 15% e, sucessivamente, a Caatinga, os Manguezais, os Campos e, por fim , a Floresta Amazônica.

Não é sem razão que a Mata Atlântica e o Cerrado figuram como das mais ameaçadas entre as vinte e cinco ecorregiões de maior biodiversidade do planeta.

Deve-se considerar, ainda, que o processo de devastação da Mata Atlântica iniciou-se há quatro séculos enquanto o do Cerrado vem ocorrendo há apenas quatro décadas.

a) A presente uma diferença climato-botânica existente entre a Mata Atlântica e o Cerrado.

 

b) Apresente duas razões geoeconômicas para o ritmo acelerado de devastação do Cerrado.

a) A Mata Atlântica é caracterizada por uma vegetação densa, a floresta tropical de encosta, principalmente arbórea, associada ao clima tropical úmido e à proximidade do Oceano Atlântico. O Cerrado, correspondente ao bioma da savana, caracteriza-se por uma vegetação rarefeita, arbustivo-herbácea, com a presença de espécies arbóreas de troncos retorcidos, adaptadas às condições de clima tropical com estação seca bem definida, solos lateríticos, topografia horizontal.

 

b) As razões geoeconômicas para a devastação acelerada das áreas do Cerrado são: o alto preço da soja no mercado internacional, responsável pela incorporação de novas terras; a expansão do cultivo de grãos não só para o mercado externo como para o mercado interno, representado pela indústria de alimentos e oleaginosas; valorização das terras planas, por facilitar a agricultura mecanizada.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...