WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2004.1 Questão: 10 Português Geral 

Texto 5

“ Minha impressão é que a cultura popular já ganhou a parada... Há 30 ou 40 anos, quando a gente discutia sobre música popular brasileira, sobre os novos baianos velhos, sobre a questão da técnica, a bossa nova, dizia-se que a cultura de massa ia invadir e tomar conta de tudo. Agora, não apenas os baianos, mas outros, inclusive os “rapistas”, se impuseram, independentemente da cultura de massas, e estão tendo a revanche, num movimento de baixo para cima... ”

( SANTOS, Milton. Território e sociedade - entrevista. 2a ed..São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.)

Examine as seguintes passagens:

“ te impuseram outra cultura”
(texto 4, verso 14)

“não apenas os baianos, mas outros, inclusive os “rapistas”, se impuseram”
(texto 5)

Explique como as diferentes formas pronominais pessoais refletem as concepções distintas acerca das transformações ocorridas na música popular brasileira.

No primeiro exemplo, “te impuseram”, o te (pronome de 2ª. pessoa) funciona como objeto do verbo impor (sobrepor) . No segundo exemplo, “se impuseram”, o se (pronome de 3ª. pessoa) integra o verbo pronominal impor-se, na acepção de fazer-se aceitar. Essa diferença expressa concepções distintas acerca da cultura popular: no texto 4, a submissão à cultura dominante; no texto 5, a afirmação da autonomia da cultura popular.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...