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Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 7 Geografia Geral 

Na década de 1980, foram desmatados cerca de 3,5% da superfície da Amazônia brasileira, índice que, no final dos anos 90, alcança 8,5%. Imagens da floresta em chamas, seus efeitos sobre a perda da biodiversidade, encontram eco na mídia e sensibilizam a comunidade internacional. “A Amazônia parece ter, enfim, atingido seus limites. Ela não é mais um reservatório inesgotável de recursos naturais a serem explorados.” (Catherine Aubertin, 2000)


Explique 4 razões que justifiquem o chamado “arco do desmatamento” na Amazônia Oriental.

A expansão da fronteira de ocupação em direção à Amazônia tem intensificado o desmatamento devido a(s):

- Atividades agropecuárias concentradas em um arco ao sul da Bacia Amazônica, que se estende do nordeste e sul do Pará, e passa pelo norte do Mato Grosso até Rondônia. A pecuária extensiva na região promove a derrubada de extensas áreas de floresta.

- Grande concentração de garimpos, em especial no médio Tapajós, Serra Pelada, acentuando a pressão antrópica na região.

- Concentração dos pólos madeireiros. A exploração da madeira ocorre principalmente nas florestas de terra firme, situadas ao norte do arco do desmatamento. Cabe ressaltar que, em virtude da existência do mogno (madeira de grande valor comercial), essa exploração se alarga no Oeste do Pará e Norte de Mato Grosso.

- Presença de culturas em larga escala na região, como a soja e o milho, que são intensas no arco do desmatamento e promovem grandes impactos ambientais. No Pará, o governo estadual incentiva esses plantios comerciais nos “pólos de desenvolvimento agrícolas” situados ao longo da Belém-Brasília e Santarém.

- Construção de hidrelétricas como a de Tucuruí, com linhas de transmissão que derrubam árvores e promovem perda acentuada da mata.

- Implantação de projetos de colonização (agrovilas, agrópolis) e assentamentos do INCRA ao longo das rodovias.

- Construção de rodovias (Belém-Brasília, Transamazônica, Cuiabá-Santarém, Cuiabá-Porto Velho).

- Implantação de hidrovias como a de Tocantins-Araguaia, que intensificam a ação antrópica.



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