WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 3 Geografia Geral 

Desde as últimas décadas, as economias capitalistas desenvolvidas passam por uma profunda reestruturação. A acumulação capitalista de base fordista vem sendo substituída por um modelo de acumulação pós-fordista, fazendo emergirem significativas mudanças sócio-espaciais.

Apresente duas diferenças entre a forma de organização da produção do tipo fordista e aquela denominada pós-fordista.

 

 

 

- O modelo fordista caracteriza-se por sistemas de produção verticalmente integrados, que alimentam crescentes economias internas. No pós-fordismo, a produção resulta de uma articulação em redes que agregam numerosas pequenas e médias empresas adaptadas às mudanças globais da economia.

- No fordismo, predomina a produção rígida em grandes concentrações industriais. No pós-fordismo, a produção é predominantemente flexível e voltada para a tecnologia de ponta e automatização, configurando os tecnopólos.

- No Fordismo, há uma grande dependência das matérias-primas e das áreas fontes de energia; já no pós-fordismo, ocorre pequena dependência das fontes de matérias-primas pesadas.

- Na organização da produção de base fordista, ocorre uma concentração dos meios de produção (tanto a nível social como espacial) associada às jazidas carboníferas e reservas minerais, intensa utilização de energia, grandes aglomerações urbanas. No pósfordista, ocorre uma descentralização da produção, buscando novas áreas e novas fontes de matérias-primas dentro e fora do país (internacionalização da produção).

- Na base fordista, a produção se dá em série para os mercados de massa (grande escala), com redução de preços, na intenção de ampliar o mercado de consumo. O pós-fordismo tende a diferenciar os produtos para evitar os mercados saturados, priorizando determinados segmentos de consumo.

- No fordismo, na organização do trabalho, ocorre uma separação das funções de concepção (administração, pesquisa e desenvolvimento) das funções de produção, ou seja, rígida divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. No pós-fordismo, encontramos a valorização do profissional com múltiplas experiências, criatividade.

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...